Acesso restrito a Candidatos
     
CPF:
 
Senha:
     
Esqueceu sua senha?
 
Notícia
  COMO MONTAR UM BOM CURRÍCULO
 

    

Sabemos que para conseguir um bom emprego, a primeira etapa que devemos nos focar é a confecção de um bom currículo. Grande parte dos candidatos perde boas oportunidades por poluírem o documento com informações desnecessárias e dispensáveis. Ainda assim, as experiências contam mais que uma boa confecção, no entanto, um currículo organizado e objetivo pode se destacar entre a maioria.  

     O curriculum vitæ, do latim, trajetória de vida, é um documento onde os candidatos colocam seus dados profissionais, destacando principalmente sua formação e experiências. Através dele a empresa pode avaliar a estabilidade do candidato, as principais atividades já desenvolvidas e os cargos admitidos.

 

Como tópicos indispensáveis para montar o documento, salienta-se:

 

- Dados de Identificação, onde deve constar o endereço da pessoa, telefones atualizados, e-mail e contatos para recados.

 

- Objetivos,  refere-se ao cargo que a pessoa está procurando. Muitos candidatos pecam neste aspecto, pois acabam colocando um único objetivo em uma área específica, delimitando sua área de atuação e, por conseguinte, as oportunidades que possam vir a se encaixar no seu perfil.   

 

- Formação, neste tópico o candidato deve ressaltar os principais cursos que já realizou, sua formação escolar, universitária e atividades extracurriculares relacionadas ao objetivo que procura.

 

- Experiência Profissional, a maioria das entrevistas de emprego são agendadas em virtude da experiência profissional. Deve-se destacar o nome da empresa, o período de trabalho, o cargo ocupado e as atividades desenvolvidas.

 

     A primeira etapa para a busca de um bom emprego é um currículo organizado e suscinto, pois é o primeiro contato entre candidato e empresa. As demais informações são dispensáveis no documento, cartas de recomendação, cópias de certificados de cursos e diplomas, fazendo com que o currículo acabe se tornando pouco atrativo, essas demais informações podem ser levadas à primeira entrevista do candidato.

 

                                        Fonte: Michelle Pizzato Büker

Psicóloga Organizacional, Especialista em Gestão de Pessoas

CRP: 07/22067

                                                                                        

 
     
 
Ápice Assessoria, Consultoria e Terceirização Ltda - Rua Cândido Machado, 362 Sala 501- Centro - Canoas/RS - 92010-270
Todos os direitos reservados - 2011