Acesso restrito a Candidatos
     
CPF:
 
Senha:
     
Esqueceu sua senha?
 
Notícia
  TRABALHABILIDADE: O MERCADO DE TRABALHO PARA OS JOVENS E OS MAIS EXPERIENTES
 

O objetivo é lançar uma discussão a respeito das dificuldades e oportunidades que o termo trabalhabilidade traz aos jovens e aos mais experientes, a fim de ampliar a compreensão e definição do atual mercado de trabalho.


Tendo em vista o aquecimento do mercado, onde os jovens iniciam cadê vez mais cedo no mercado e os mais experientes se vem aptos ao mercado novamente. Percebe-se que a empregabilidade trás impacto tanto para os jovens quanto para os mais experientes. O encontro das gerações já é uma realidade no mercado de trabalho. Duas gerações que viveram em tempos diferentes hoje vivem o mesmo dilema como manter-se empregado e ter trabalhabilidade. Os jovens se vêm em uma época onde dinamismo é vital, dominar os instrumentos tecnológicos, o conhecimento profundo sobre mais de um tema, aumenta as chances, mas não garante a ascensão da carreira.
 

Já os mais experientes vivem uma realidade diferente da já conhecida pelo mesmo, onde um funcionário iniciava sua carreira em uma grande empresa e existia a garantia de que ele iria se aposentar naquela empresa sem se preocupar, com a auto-atualização e atualizações.


Valendo-se de grandes pesquisadores, escritores e estudiosos como; Pupo, Krausz, Freitas, Freiman, Bueno, Cintra, Drey , Projeção das Nações Unidas, IBGE e GEM, segue abaixo algumas características da empregabilidade e trabalhabilidade.


Empregabilidade:
- Criar vínculo e dependência em uma empresa para obter receitas.
- Se preparar para uma maior competição, na hora da obtenção do emprego.
- Desenvolver o autoconhecimento, autocontrole e automotivação.
- Enfrentar a discriminação pela idade acreditando em seu potencial.
- Ter um currículo sempre atualizado e competitivo. 


Trabalhabilidade:
- Descobrir quais suas habilidades.
- Ter autonomia e independência para obtenção de receitas.
- Conversar com pessoas que desenvolvam trabalhos autônomos.
- Visitar empresas que possam lhe interessar.
- Perseguir e cultivar os planos de mudanças e traçar o futuro para ser empresário. 


Portanto, é de fundamental importância para os profissionais, as instituições de ensino e os empregadores, tenham conhecimento das mudanças e projeções que estão ocorrendo e irão ocorrer na sociedade, para que possam supri as necessidades tanto do trabalhador, quanto do empregador e empreendedor. As características, observadas durante a pesquisa, são comuns entre os trabalhadores jovens e experientes, a variável encontra-se na dificuldade de adaptação.



Fonte: www.administradores.com.br

 
     
 
Ápice Assessoria, Consultoria e Terceirização Ltda - Rua Cândido Machado, 362 Sala 501- Centro - Canoas/RS - 92010-270
Todos os direitos reservados - 2011